como funciona o sisu e como participar

As vagas do SISU são disponibilizadas a alunos do ensino médio gratuitamente sem nenhum custo podem se inscrever tentando uma vaga em universidades publicas que fazem parte do sistema, por ele muitos alunos puderam estudar gratuitamente no ensino superior.

É preciso ter feito o Enem do ano anterior, pois precisa da pontuação obtida para concorrer as vagas do sisu, por isso quanto mas alto a sua nota, mais chances terá de ser aprovado.

São varias universidades participantes em todo brasil assim esta disponível em todos os estados, e para facilitar o ingresso dos alunos, a inscrição é feita online sem ter que comparecer ao local, isso permite que maior numero de estudantes se inscrevam.

Como funciona o sisu

O Sistema de Seleção Unificada – SISU, é um programa do Ministério da Educação (MEC) que já está em funcionamento a 9 anos.

Desse modo, o SISU 2020 foi desenvolvido para facilitar a entrada de estudantes no ensino superior, por meio de uma plataforma online de fácil e simples utilização.

Para participar o candidato tem que possuir requisitos simples que lhe vão permitir a concorrer a vagas em universidades publicas de todo brasil.

Primeiramente, é preciso que o aluno tenha realizado o Enem no ano de 2019;
Não tenha em hipótese alguma zerado a redação, ou seja, é preciso ter ao menos tenha tirado nota 100.

universidade UFPel

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido por Sisu, é um programa criado pelo governo Federal que disponibiliza vagas totalmente gratuitas em cursos do ensino superior em universidades públicas e federais em todos os estados brasileiros. Hoje, essa é a principal porta de entrada nas universidades públicas.

A Universidade Federal de Pelotas é uma das instituições do ensino superior público que adota o SISU como sua forma de ingresso. Hoje, 90% vagas são ofertadas pelo SISU, e os outros 10% pelo Programa de avaliação da Vida Escolar (Pave).

SISU UNEB

A Universidade do Estado da Bahia é uma das instituições do ensino superior público que passou a adotar o SISU como sua forma de ingresso, mas sem deixar para atrás a seleção de candidatos através do vestibular tradicional.

Para a concorrência via SISU UNEB 2020, a inscrição é simples e funciona da mesma forma que acontece em todas as instituições.

A participação exige que o candidato tenha realizado a última prova do Enem, neste caso 2019, com uma nota igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva e com uma nota que não seja zero na redação.

SISU UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul fez recentemente algumas alterações referentes sua forma de ingresso. A instituição não usará mais a nota obtida nas provas objetivas do Enem como forma de complementação da nota de entrada.

Agora, o SISU UFRGS adota o Sistema de Seleção Unificada (SISU) disponibilizando cerca de 30% das vagas da graduação, e os outros 70% são preenchidos por meio do seu vestibular próprio que é elaborado pela própria universidade.

Todo o processo de seleção dos novos alunos inscritos no Sisu UFGRS acontecerá apenas no início do ano, para ingresso nos dois semestres letivos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*